segunda-feira, 13 de abril de 2015

Gosto ou Necessidade?

Ao ingressarem na vida profissional, geralmente como estagiários ou pelos inúmeros programas de aprendizagem (menor aprendiz, jovem cidadão,etc.) muitos jovens se assustam com a responsabilidades que têm de administrar, alguns não tendem a ter dificuldades nesta questão, por já serem criados com o pensamento empresarial, adquiridos por conversas com amigos e familiares ou escolas e cursos. A grande questão nesta fase da vida é: trabalhar por gosto ou necessidade?
Alguns jovens começam a trabalhar para ajudar os pais ou seus companheiros de casa nas despesas, e por serem pressionados e/ou forçados a trabalhar, acabam se desiludindo e se desencantando com a vida profissional e assim, desistindo da carreira. O certo é, quando trabalhamos porque queremos ou na área que escolhemos, rendemos muito mais e o trabalho se torna um certo tipo de terapia ou diversão. Claro que nem sempre você consegue aquilo que quer logo de cara, más depois de se especializar em uma certa área, é comum que suas chances aumentem.
Na minha humilde opinião, a dificuldade enfrentada por jovens, principalmente pelos que sustentam seus estudos é muito maior dos que são representados financeiramente pelos pais, estes não precisam se preocupar em receber ao final do mês, pois não pagam as mensalidades ou dívidas como os que se auto, porém a responsabilidade quando chega, ainda na adolescência, é muito mais fácil de se lidar, assim como todos os outros conhecimentos adquiridos na juventude, onde o stress do dia a dia ainda não consumiu seus neurônios. 
A faculdade é, geralmente, a questão para que os jovens procurem empregos tão cedo, e pelo fato de a mensalidade, na maioria das universidades, não ser tão barata, os jovens entram no mundo profissional, na finalidade de conseguirem se manter nos estudos, sem quaisquer impedimentos.



Esta ainda é uma questão aberta, opiniões e comentários serão bem recebidos pelos administradores do blog, contamos com a colaboração dos nossos leitores. 
Experiências e história de vida, relacionadas ao tema, serão de enorme contribuição para todos que estão passando pela situação.


Obrigado!


Nenhum comentário:

Postar um comentário